MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE

Aedes aegyptiO aumento do número de casos de dengue, inspirou várias preocupações relativas ao seu controle e, entre elas, a alta infestação pelo mosquito transmissor da doença, que se constitui em alerta para o risco das epidemias de dengue.

A dengue faz parte do cenário urbano e é um subproduto do crescimento desordenado das cidades, onde o seu vetor, o mosquito , está bem adaptado.urbano

Condições climáticas favoráveis, crescimento demográfico com  deficiências no abastecimento de água e na limpeza urbana, oferta de materiais descartáveis e acúmulo de materiais inutilizáveis, favorecem a reprodução do vetor, além da modernização dos transportes, que facilita

o deslocamento intenso de pessoas de uma região para outra, contribuindo para a disseminação do mosquito e transmissão de dengue.

Para o sucesso da estratégia de eliminação de criadouros, impedindo o desenvolvimento dos mosquitos, o aumento da infestação e o risco de epidemias de dengue, é preciso que reconheçamos que o problema é de todos nós e que a solução também depende de uma ação integrada de controle do mosquito transmissor de todas as esferas de governo, das instituições privadas, da sociedade civil e da população em geral.

Diante da situação é fundamental a participação de toda a sociedade nas ações de controle, considerando-se seus diversos segmentos, classes sociais, esferas de ação, de abrangência, nos setores privado e público, em todos os níveis e dimensões sociais.

A experiência tem mostrado que uma das questões chave no controle da dengue é a participação da população nas ações de controle do vetor.

Na maioria das vezes, a eliminação dos criadouros domésticos requer medidas de fácil solução ao alcance de cada família, com cuidados simples

e diários para evitar a reprodução dos mosquitos. Nesse contexto,

é inegável a importância de que se revestem as ações de educação, comunicação e mobilização social.

As pesquisas demonstram que, geralmente, a população tem conhecimento

sobre a dengue, forma de transmissão e sintomas, no entanto, esse conhecimento não se traduz em ações concretas de controle, no domicílio ou no ambiente.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

dengue-como-combater